14 relatorio de pesquisa trabalho e vida do operario brsileiro nos seculos xix e xx rodrigo janoni

2564 palavras 11 páginas
Revista Eletrônica Arma da Critica.

Ano 2. Número 2. Março. 2010.

ISSN 1984-4735

TRABALHO E VIDA DO OPERARIADO BRASILEIRO NOS SÉCULOS XIX E XX
Rodrigo Janoni Carvalho1

Introdução

O presente relatório refere-se a uma pesquisa desenvolvida no contexto da disciplina História do Brasil III, que propiciou espaços para discussões sobre o período da Primeira República brasileira (1889-1930). As questões trabalhistas são apenas uma das inúmeras temáticas naquele quadro histórico. Procuramos estabelecer alguns pontos importantes a respeito da situação de vida do operariado em formação naquele momento nos grandes centros urbanos quanto às suas condições de moradia e trabalho. Este estudo se baseia numa seleção de documentos da

época

em

questão

e

outras

destacadas

contribuições

historiográficas presentes detalhadamente na bibliografia. Dessa forma, visamos um breve olhar para alguns aspectos importantes sobre o cotidiano do movimento operário e seus primeiros passos durante a Primeira República.

A vida operária

As condições de existência dos trabalhadores foram avaliadas por várias instituições ligadas ou não ao poder público. Uma ampla historiografia também nos sugere olhares sobre os meios operários. A vida operária não foi substanciada somente em suas relações sociais, como também por suas condições de vida.
Muitos trabalhadores moravam em bairros específicos localizados em áreas desvalorizadas como os vales em São Paulo ou os morros no Rio de Janeiro. Na capital paulista, “o baixo preço dos terrenos e a proximidade das estações ferroviárias atraíam para o Brás, o Bom Retiro, a Mooca, as novas indústrias e muitos dos imigrantes recém-chegados” (FAUSTO, 1977, p. 19).
Nos bairros operários, havia um padrão de moradia representado pelo excesso de cortiços. Normalmente, formavam aquele padrão as pequenas habitações de estilo pobre, monótono e humilde, como descreve Luiz Edmundo:
1

Graduando em História pela Universidade Federal de Uberlândia, MG.

Relacionados