132435678787

920 palavras 4 páginas
Aspectos Geográficos
A França metropolitana está situada na faixa entre as latitudes 41° e 51° N (Dunquerque está um pouco a norte da latitude 51° N) e as longitudes 6° W e 10° E, na parte ocidental da Europa e, portanto, situada na zona de clima temperado do hemisfério norte.
Enquanto a França metropolitana está localizada na Europa Ocidental, a França também tem territórios na América do Norte, Caribe, América do Sul, sul do Oceano Índico, Oceano Pacífico e na Antártica. Estes territórios têm diferentes formas de governo que vão desde departamento de ultramar à coletividade de ultramar. Os departamentos e coletividades ultramarinas da França e partilham fronteiras terrestres com o Brasil e Suriname (fronteira com a Guiana Francesa) e as Antilhas Holandesas (fronteira com Saint-Martin).
A França metropolitana abrange 547 030 quilômetros quadrados e têm a maior área territorial entre os membros da União Europeia. A França possui uma grande variedade de paisagens, desde as planícies costeiras no norte e oeste, as cordilheiras dos Alpes no sudeste, o Maciço Central da região centro-sul até os Pirenéus no sul-oeste. Com 4810,45 metros acima do nível do mar, o Mont Blanc é o ponto mais alto da Europa Ocidental, situado nos Alpes, na fronteira entre a França e a Itália. A França Metropolitana também tem sistemas fluviais extensos como o Sena, o Loire, Garona e o Ródano, que divide o Maciço Central dos Alpes e desagua no Mar Mediterrâneo. A Córsega está ao largo da costa do Mediterrâneo.
A área total terrestre da França, com seus departamentos e territórios ultramarinos (excluindo Terra de Adélia), é de 674.843 km², 0,45% da área total da Terra. Contudo, a França possui a segunda maior Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do mundo, que abrange 11.035.000 km², cerca de 8% da superfície total de todos as ZEEs do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos (11351000 km²) e à frente da Austrália (8232000 km²).
Clima
A França tem temperaturas amenas o ano todo. As chuvas são

Relacionados