132430990213

738 palavras 3 páginas
1)TRÂNSITO NO BRASIL
a) O Brasil tem índices altos de acidentes nas estradas e nas cidades, fruto de impunidade, falta de fiscalização e educação para o trânsito.
b) Um risco para quem viaja são as péssimas condições de muitas estradas pelo país. Pouco mais de 10% das estradas brasileiras são pavimentadas e 88% da malha rodoviária não tem nem asfalto.
Passar pela Transamazônica é um desafio, principalmente para os caminhoneiros. Cerca de dois mil quilômetros da rodovia só podem ser usados nos seis meses nos quais não chove na região. A falta de pavimentação faz a estrada virar um lamaçal no período chuvoso. Em Mato Grosso, os produtores enfrentam estradas esburacadas para escoar a safra.
c) O mau comportamento dos motoristas ao volante foi à causa da maioria dos acidentes de trânsito ocorridos entre 2005 e 2009 nas estradas brasileiras, falta de educação no trânsito e de leis mais rigorosas, juntando tudo isso as péssimas condições das estradas brasileiras.
D) Motoristas: Praticar a direção defensiva. Não usar celular ao dirigir. O uso do cinto de segurança para todos os passageiro é obrigatório.
- Cicilistas: não usar fone de ouvido, procurar usar sempre os equipamentos de segurança, roupas claras e sinalizar com os braços quando for virar à direita ou esquerda.
- Motocilcistas: cuidado com a velocidade. Manter sempre uma distância segura. Capacete é equipamento obrigatório de segurança. Tomar cuidado em conversões à esquerda e à direita, pois os motoqueiros costumam transitar nos “pontos cegos”.
- Pedestres: atenção ao sinaleiro. Evitar cruzar entre os carros e sempre usar a faixa de pedestre. Não falar ao celular ao atravessar ruas.
E) Segundo o Datasus, em 2010, foram registradas 42.844 mortes no trânsito do Brasil. Esse número, atualizado em 2011, chegou a 43.256 mortes (o ranking, no entanto, foi feito com base nos números de 2010 de todos os países). Em 2014, de acordo com projeção feita pelo Instituto Avante Brasil, o número de mortes no trânsito

Relacionados