1317049100780 2 I

1051 palavras 5 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

Liliane Souza da Silva Santana

inclusão social e violências nas escolas

CACOAL-RO
2011

Liliane Souza da Silva Santana

inclusão social e violências nas escolas

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Disciplina Trabalho Interdisciplinar.
Tutora Eletrônica: Profª. Lílian Salete, Profª. Daniele Fioravante, Profª. Vilze Vidotte costa, Profª. Fábio.
Tutora de sala: Regina Célia Ramos de Souza

CACOAL- RO
2011

Inclusão social e violência nas escolas

Embora tenha melhorado com o passar dos anos, a educação brasileira ainda tem muito a desejar. O governo só se preocupa com números e esquece que a qualidade do ensino não está tão boa assim, _ certo que já esteve pior, mais ainda tem que melhorar e muito_ são crianças que no 4º e até no 5º ano não sabem ler e às vezes nem escrever seu próprio nome, simplesmente porque não podem ser reprovados no 2º ano, tendo um numero X de alunos que podem ser reprovados e assim vai crescendo a ‘educação’. O ‘descaso’ com a educação tem sido muito, faz a ‘tal’ inclusão, mais na maioria das escolas os docente não tem apoio, e não são adaptadas para receberem essas crianças, e, além disso, salas superlotadas veem dificultando a aprendizagem de muitos.
Com tantas deficiências na educação ainda tem o grande prazer de anunciar em rede pública que a inclusão social tem sido um sucesso e a educação é para todos. Não se deve desacreditar, claro; tem sido um sucesso por as crianças em sala e o docente se quiser mostrar para o governo e para os pais que seus alunos realmente estão aprendendo alguma coisa, tem que “se vira nos 30” para atender cada especialidades. No papel é realmente um sucesso, mais na prática; não é assim que funciona.
O professor encontra muita ‘barreira’ na hora de fazer seu papel na sala de aula, no intuito de romper essa ‘barreira’ deve-se recorrer ao

Relacionados