129692580213

759 palavras 4 páginas
Ética

O termo ética, deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Então podemos dizer que a ética é um conjunto de regras de relação social convencionadas pelos indivíduos de uma sociedade para permitir que todos convivam em harmonia. É a ética que prega o certo e o errado quando interagimos com outras pessoas. Ser ético é ser sincero, prestativo, legal, caridoso, compreensivo, já antiético é ser mentiroso, enganar os outros, burlar leis, ser individualista e egoísta. A ética é importante para permite um o bom convívio social.
Então também podemos dizer que a Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. É construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.
Mesmo se confundindo muitas vezes com a moral, todavia, deve-se deixar claro que são duas coisas diferentes, a tal ponto de ser considerada um conjunto de princípios que norteia uma maneira de viver bem, consigo próprio, e ou em sociedade.

Moral

Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. O termo tem origem no Latim “Morales” cujo significado é “relativo aos costumes”.
As regras definidas pela moral regulam o modo de agir das pessoas. Está associada aos valores e convenções estabelecidos coletivamente por cada cultura ou por cada sociedade a partir da consciência individual, que distingue o bem do mal, ou a violência dos atos de paz e harmonia.
Os princípios morais como a honestidade, a bondade, o respeito, a virtude, etc., determinam o sentido moral de cada indivíduo. São valores universais que regem a conduta humana e as relações saudáveis e harmoniosas.
A moral orienta o comportamento do homem diante das normas instituídas pela sociedade ou por determinado grupo social. Diferencia-se da ética no sentido de que esta tende a julgar o comportamento moral de cada

Relacionados