1269580

1047 palavras 5 páginas
Sal ou
NaCl

Acadêmica: Cristiane Rosa da Silva

O cloreto de sódio ao longo da história!!!!!

História:
O sal até o final do século XX era apenas um bom conservante alimentar. Mas a sua importância foi crescendo ao ponto dele ser usado como moeda.
Com tudo isso seu valor comercial somente aumentou, criando revoluções onde foi destinadas vilas para proteger as salinas das explorações.
Durante muito tempo, o sal ficou conhecido como ouro branco, por ser muito precioso.

Os Gregos e Romanos, utilizavam o sal como moeda para suas compras e vendas e com este condimento os romanos eram pagos, por isso surgiu a palavra salário que deriva de sal.
Foi também considerado um artigo de luxo e só os mais ricos tinham acesso.
Sua principal utilidade era de conservante alimentar, pois os alimentos se mantiam consumíveis por mais tempo quando estavam cobertos por sal.

Existem enormes quantidades de cloreto de sódio em antigos mares ou lagos salgados que sofreram evaporação. Um exemplo disso é o Salar de Uyuni, na Bolívia, uma imensa planície branca devido ao sal cristalizado, e que foi um dia o fundo de um mar que secou.

Historicamente a exploração de sal se realizava em salinas das zonas costeiras e dos mananciais de água salgada (que atravessam depósitos de sal no subsolo). O que é o NaCl, o sal e o Cloreto de Sódio?

O Cloreto de Sódio popularmente é conhecido como sal de cozinha,tem sua fórmula química representada por NaCl, portanto todas estas são denominações para
“SAL”.
O sódio é um metal alcalino e está presente em abundância nos tecidos e na alimentação humana.
O Sal de cozinha, de mesa ou refinado: é o mais comum e também mais usado para preparar os alimentos; neste sal pelas leis brasileiras deve-se ser adicionado iodo para se evitar o bócio.
O sal é produzido em diversas formas, são elas:

Sal Iodado
Sal grosso

Sal(NaCl): sólido cristalino e branco nas condições normais. Sal não refinado , também conhecido como: Sal marinho

Flor de sal

Sal refinado,

Relacionados