125585780302

3379 palavras 14 páginas
Noções básicas sobre componentes eletrônicos
O objetivo deste pequeno artigo é descrevermos algumas informações básicas sobre os componentes eletrônicos, para que o usuário consiga realizar experiências e montagens eletrônicas.
Você irá conhecer e aprender a identificar os componentes fisicamente e no esquema eletrônico, tendo consequentemente, condições básicas para realizar as experiências e as montagens na prática.
Antes de partirmos para tão esperada parte prática, é importante que você tenha em mente alguns conceitos da eletrônica e de eletricidade, e só depois de conhecer estes conceitos você deverá dar início as montagens e experiências (baixe o Curso de Eletroeletrônica Básica http://www.mutcom.no.comunidades.net/ ).
Este material foi desenvolvido para o iniciante que deseja aprender eletrônica de forma prática, utilizando o
KIT Didático HCM, ou seja, através da realização de experiências e montagens.
Este material é muito importante para que o iniciante possa usar e distinguir os componentes corretamente durante as montagens e experiências, saber identificar seus terminais e polaridades, ou seja, saber usar quem é quem e qual é qual.
Os componentes eletrônicos
Os componentes eletrônicos são divididos em duas classes os passivos e ativos, vamos começar o nosso pequeno estudo pelos componentes chamados passivos.
O resistores ( fixo )
O primeiro componente que iremos estudar chama-se resitor. Sua função é limitar o fluxo de corrente em um circuito, ou seja dificultar a passagem da correte elétrica.
A medida da resistência elétrica é o ohm, simbolizada por Ω. Os resistores mais comuns são os de carbono. Os resistores comuns utilizados nos aparelhos eletrônicos, como radios, DVDs, televisores são pequenos, com potências de 1/8W à 7 W, tipicamente.
Os valores da resistência dos resistores são dados por faixas coloridas segundo um código, mostrado na tabela abaixo.

Acima você encontrou dois exemplos de como efetuar a leitura do valor

Relacionados