12547967000

1066 palavras 5 páginas
You are here: Home › História dos Jogos de Tabuleiro
História dos Jogos de Tabuleiro
Uma breve história dos jogos de tabuleiro e sua evolução até o séc. XXI.

Como já foi dito, a origem dos Jogos de Tabuleiro remontam à aurora da civilização. Atualmente, podemos dividir os Jogos de Tabuleiro em cinco categorias:

Jogos Antigos - São jogos introduzidos ao longo da história da humanidade antes da Revolução Industrial. Jogos de Mercado de Massa - São os jogos lançados pelas grandes companhias de brinquedos pelo mundo todo, grande parte dos jogos que todos conhecemos está nesta categoria Jogos de Guerra - Jogos que simulam um conflito armado, real ou imaginário. Jogos de Estilo Americano - São jogos onde o tema do jogo é mais importante que o jogo em si, geralmente com várias regras para suportar o tema Jogos de Estilo Europeu - São jogos onde a jogabilidade é mais importante do que o tema, sendo este, muitas vezes inexistente

É claro que sempre vai existir algum jogo que não se encaixe em nenhuma das categorias acima ou ainda em mais de uma.

Jogos Antigos ou Clássicos

O jogo de tabuleiro mais antigo de que se tem notícia é o Jogo Real de Ur e um conjunto do mesmo foi encontrado nas ruínas da cidade de Ur. Estudos datam a origem do jogo em 2500 AC. Este jogo guarda algumas semelhanças com o Gamão e seu objetivo é sair com suas peças do tabuleiro antes que seu oponente o faça embora o Gamão só tenha aparecido com suas regras atuais em 200 DC.

Enquanto isso, na antiga china, já existiam as regras do jogo conhecido atualmente como Go, evidências arqueológicas do jogo nos escritos de Confucio(551-479AC), mas alguns colocam sua invenção por volta do ano -2000 AC. É um jogo onde vale a máxima alguns minutos para se aprender, uma vida para se dominar e não por acaso, é tido como o mais elegante dos jogos de tabuleiro até hoje.

Já o nosso conhecido Xadrez é um jogo bem mais recente, as regras como as conhecemos hoje foram

Relacionados