12544988888-285

288 palavras 2 páginas
Resumo de Sociologia:

A primeira etapa se caracteriza pela limitação que ocorre devido à baixa produtividade motivada pela falta de tecnologia. Tal sociedade dedica seus esforços, normalmente, à produção agrícola.
Na segunda etapa passa a haver a aplicação da ciência moderna na produção agrícola e industrial, em expansão internacional, pré-condições necessárias para a arrancada do desenvolvimento. Nessa fase, surgem empreendedores visando lucros e correndo riscos, surgem os bancos com boa infraestrutura, desenvolvem-se os investimentos em transportes e comunicação, e amplia-se o comércio exterior.
A terceira etapa do desenvolvimento representa o rompimento de todas as resistências à evolução econômica e à difusão do processo tecnológico pela sociedade. É comum ocorrer uma considerável elevação na taxa real de investimentos e poupança.
A quarta etapa, que se refere à marcha para a maturidade, ocorre quando o crescimento de produção supera o crescimento demográfico. A economia experimenta o surgimento de inúmeras novas indústrias, além da inédita expansão do comércio internacional.
A quinta etapa é a era do consumo em massa, fase em que a renda garante gastos a uma grande maioria dos consumidores. Ocorre um elevado padrão de vida e a população se torna predominantemente urbana.
O indígena brasileiro foi acusado de ser preguiçoso e inapto para determinadas funções.
Os negros também foram consideradas causa do atraso nacional, apesar da riqueza imperial e do trabalho estar relacionada diretamente ao trabalho de escravos negro.
As teorias desenvolvimentistas colaboraram tanto para enunciar as explicações das causas do subdesenvolvimento , quanto para explicar a absurda difusão do preconceito racial na Europa e em outras partes do mundo.
As teorias que relacionaram os estágios de desenvolvimentos não consideraram as relações do capitalismo, nem as histórias individuais de cada povo, de cada cultura.

Relacionados