12544988888-285

Páginas: 2 (288 palavras) Publicado: 12 de abril de 2013
Resumo de Sociologia:

A primeira etapa se caracteriza pela limitação que ocorre devido à baixa produtividade motivada pela falta de tecnologia. Tal sociedade dedica seus esforços,normalmente, à produção agrícola.
Na segunda etapa passa a haver a aplicação da ciência moderna na produção agrícola e industrial, em expansão internacional, pré-condições necessárias para a arrancada dodesenvolvimento. Nessa fase, surgem empreendedores visando lucros e correndo riscos, surgem os bancos com boa infraestrutura, desenvolvem-se os investimentos em transportes e comunicação, eamplia-se o comércio exterior.
A terceira etapa do desenvolvimento representa o rompimento de todas as resistências à evolução econômica e à difusão do processo tecnológico pela sociedade. É comumocorrer uma considerável elevação na taxa real de investimentos e poupança.
A quarta etapa, que se refere à marcha para a maturidade, ocorre quando o crescimento de produção supera ocrescimento demográfico. A economia experimenta o surgimento de inúmeras novas indústrias, além da inédita expansão do comércio internacional.
A quinta etapa é a era do consumo em massa, fase em que arenda garante gastos a uma grande maioria dos consumidores. Ocorre um elevado padrão de vida e a população se torna predominantemente urbana.
O indígena brasileiro foi acusado de ser preguiçosoe inapto para determinadas funções.
Os negros também foram consideradas causa do atraso nacional, apesar da riqueza imperial e do trabalho estar relacionada diretamente ao trabalho de escravosnegro.
As teorias desenvolvimentistas colaboraram tanto para enunciar as explicações das causas do subdesenvolvimento , quanto para explicar a absurda difusão do preconceito racial na Europa eem outras partes do mundo.
As teorias que relacionaram os estágios de desenvolvimentos não consideraram as relações do capitalismo, nem as histórias individuais de cada povo, de cada cultura....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 285 A
  • Art 285
  • Art 285
  • artigo 285-A
  • In 285
  • O artigo 285-A do CPC
  • O art.285 da CLT
  • Defesa de Infrações Artigo 285

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!