12544898955465

865 palavras 4 páginas
Qual é a menor parte viva do organismo?
A célula representa a menor porção de matéria viva. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos.
Quais são as três partes fundamentais da célula?
Na maioria dos seres vivos, as células aparecem, de forma nítida, dividi¬das em três partes: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
Qual a função da membrana plasmática?
A membrana plasmática tem três funções principais: revestimento, proteção e permeabilidade seletiva, sendo esta última sua função mais comum. Ela seleciona quais são as substâncias que vão entrar e sair da célula.

Que é citoplasma e qual a sua função?
No geral, o citoplasma é tudo o que compreende a célula menos o núcleo e membrana plasmática. No entanto o citoplasma não tem apenas como função separar as duas membranas mencionadas, afinal ele auxilia na morfologia da célula e armazena nutrientes indispensáveis à vida.
Cite três estruturas mergulhadas na matriz citoplasmática e suas funções.
Organelas, ribossomos e outras estruturas responsáveis por algumas funções importantes, tais como: digestão, respiração, secreção, síntese de proteínas.
Para que serve o núcleo da célula?
O núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula (metabolismo), e armazenar as informações genéticas da célula.
O que é carioteca?
É uma estrutura que envolve o núcleo das células eucarióticas, responsáveis por separar o conteúdo do núcleo celular (em particular o DNA) do citosol.
Cite três ou mais exemplos de células.
Olhos: bastonetes, cones; Osso: osteoclasto, osteoblasto; Músculo: células de sarcomero, fibroblastos; Cérebro: micróglia
Se o corpo de todos os seres humanos adultos é formado por células de um mesmo tipo e com o mesmo tamanho, como se explica a diferença de altura entre as pessoas?
Pela genética, em genética, uma característica de um ser vivo é chamada de traço ou fenótipo. Alguns traços são parte da aparência física de um organismo; tais

Relacionados