123absorção

386 palavras 2 páginas
Considerando que a absorção de água no trato gastrintestinal é secundária à absorção de solutos, por que motivo a má absorção de nutrientes por defeitos nos transportadores ou nos processos digestivos, por redução na área absortiva da mucosa intestinal ou pelo aumento da motilidade gastrintestinal pode resultar em uma diarréia osmótica? Como é a tonicidade do fluido excretado, em comparação ao sangue?

A diarreia osmótica ocorre quando certas substâncias que não podem ser absorvidas pela corrente sanguínea, e por isso permanecem no intestino causando a diarreia osmótica.
Em uma diarreia osmótica os fluidos excretados são hipertônicos, já os do sangue são isotônicos.

Nos indivíduos com deficiência de vitamina D, o osteoide não se calcifica de modo adequado e o osso se torna frágil. A deficiência de vitamina D produz hipocalcemia e hipomagnesemia e reduz a absorção gastrintestinal de Ca2+ e fostato. A queda de cálcio sérica estimula a secreção de PTH, que por sua vez estimula a excreção de fosfato pelos rins, agravando dessa forma a perda de fosfato sérico e prejudicando a mineralização dos ossos e aumentando a desmineralização. Nas crianças, essa situação conduz ao raquitismo, com crescimento anormal dos ossos longos e, nos adultos, causa a osteomalacia, caracterizada pela presença de osteoide pouco calcificado, dor e aumento do risco de fratura. O metabolismo ósseo também é regulado por esteroides gonadais. O 17-bestradiol (E2) estimula a absorção intestinal de cálcio e é um dos reguladores mais potentes das funções osteoblástica e osteoclástica, promovendo a sobrevida dos osteoblastos e a apoptose dos osteoclastos, favorecendo a formação óssea em detrimento da reabsorção. Em mulheres pósmenopáusicas, ocorre uma perda óssea acentuada, a osteoporose. Considerando o quadro abaixo, que resume as ações do PTH e da vitamina D sobre os órgãos envolvidos no metabolismo do cálcio, identifique que tipo de alteração da secreção de PTH pode levar à osteoporose

Relacionados