doencas de pele

Páginas: 6 (1306 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2014
ENTEC
Doenças de pele
Sirlene silva
FOLICULITE

A foliculite é uma infecção dos folículos pilosos que atingida por bactérias do tipo estafilococos, através do contagio espontaneamente e favorecida pelo excesso de umidade ou suor da pele e também da depilação dos pelos. Podem acometer tanto adultos, como crianças, em diferentes partes do corpo. Principalmente onde há quantidade maior depelos, isto é na virilha e na barba.


MANIFESTACÃO CLÍNICA
As áreas do corpo humano de maior ocorrência de foliculites são a face, o couro cabeludo, as axilas, as coxas, as nádegas e a virilha, que podem ser contaminadas por bactérias, fungos e vírus espontaneamente ou favorecida pela depilação, pelo atrito da roupa com a pele, excesso de umidade e suor, entre outros fatores.
Pessoas negras,asiáticas e com baixa imunidade possuem uma predisposição maior para desenvolver foliculites. Em pessoas com o sistema imunológico comprometido. Indivíduos negros e asiáticos, possuem maior formação de queratina sobre a pele se comparados com os caucasianos, o que impede que o pelo suba naturalmente à superfície da pele, causando infecção.


SINTOMAS
Pessoas com foliculite possuem como sintomaspústulas localizadas em torno de um folículo piloso, sendo que a área atingida fica avermelhada, apresenta coceira e em alguns casos ardor.
O diagnóstico da doença é através da avaliação do aspecto da pele, sendo necessário  a realização de teste laboratorial, para identificar o agente responsável pela infecção, seja ele fungo, bactéria ou vírus.
TRATAMENTO
O tratamento pode incluir o uso deantibióticos aplicados sobre a pele ou tomado por via oral, e também medicamentos antifúngicos para controlar a infecção. É importante tratar a foliculite em seu estágio inicial para evitar que ela atinja outras áreas do corpo, cause a furunculose e deixe cicatriz na pele. É recomendado ainda lavar a pele infectada delicadamente com sabonete antibactericida, evitar depilar zonas irritadas e evitarutilizar tolhas úmidas e usadas.
Para prevenir o aparecimento de foliculite, deve-se evitar o uso constante de roupas apertadas; ao usar lâmina sobre a pele, manuseá-la com cuidado e não reutilizá-la; somente entrar em banheiras de hidromassagens devidamente limpas; evitar piscinas que não sejam tratadas com cloro; evitar alimentos gordurosos e optar por alimentos saudáveis, tais como os legumes,verduras e frutas.






HIPOMELANOSE MACULAR PROGRESSIVA


A Hipomelanose Macular Progressiva (HMP) foi descrita, pela primeira vez, por Guillet e cols em 1980, como uma desordem da pigmentação em pacientes com mistura racial (negroides e caucasoides), residentes na França e originários do Caribe francês. Ainda na década de 80, a doença foi relatada em outros países, não relacionada àmistura racial e com diferentesnomenclaturas como: hipomelanose macular confluente progressiva, cutis trunci variata, hipomelanose numular do tronco.
É uma dermatose comum em diferentes continentes, tais como: África, Europa, Ásia e Américas. No Brasil, não há dados epidemiológicos sobre esta dermatose.
Frequentemente, a doença é confundida com a Pitiríase versicolor e Pitiríase alba.MANIFESTAÇÃO CLÍNICA
Clinicamente, caracteriza-se por máculas numulares mal definidas, hipopigmentadas, confluentes, de localização simétrica, em áreas seborreicas, geralmente no tronco posterior e anterior e, mais raramente, no pescoço e partes proximais das extremidades. As lesões são assintomáticas e não há precedentes de lesão inflamatória.


SINTOMAS

As lesões são assintomáticas e nãoapresentam descamação. Quando expostas à luz de Wood, as manchas ganham coloração avermelhada. Geralmente não se associam à dor ou a alguma alteração sistêmica e não são precedidas por inflamação, infecção ou lesão cutânea prévia.

TRATAMENTO

Vários tratamentos para a HMP têm sido utilizados, com resultados variáveis: hidratação local, exposição solar, fototerapia, corticoides tópicos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • doenças da pele
  • Doenças de pele
  • Doença de pele
  • DOENÇAS DE PELE
  • Doenças de pele
  • Doenças da Pele
  • Doenças de pele
  • Doenças da Pele

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!