1235655

592 palavras 3 páginas
7 exemplos de liderança para os empreendedores
Conheça os pontos negativos e positivos de cada um para comandar melhor a sua empresa. São Paulo – As pequenas empresas costumam ficar muito ligadas à imagem do empreendedor. O dono costuma ser o líder de quase tudo. É ele que toma decisões, delega tarefas e é responsável pelo negócio.
Nas grandes companhias, os sócios ou fundadores acabam virando exemplos de liderançae passam a formar novos líderes. Para os especialistas, os empreendedores devem fazer o mesmo para crescer. É a etapa de profissionalizar a empresa, é ser um líder que lidera líderes”, explica Fernando Blanco, diretor do Institute of Performance and Leadership (iPL).
A figura do líder, segundo o consultor Eduardo Ferraz, reúne dominância, influência, estabilidade e conformidade. Confira a seguir os oito principais tipos de líderes e em qual você se encaixa.
1 Comandante
Representa o perfil de generais, que têm domínio da situação, não têm tempo a perder e, por conta disso, acabam sendo respeitados. Pela sua rapidez, podem ser mais eficientes em momentos críticos da empresa. O aspecto negativo, pontuado por Blanco, é que este tipo concentra mais as decisões, o que cria um nível maior de dependência da empresa em relação a ele. O empresário Abílio Diniz, presidente do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar, é citado como um líder comandante, mas que passou a ser precursor.
2 Visionário

Este estilo de líder se caracteriza pela capacidade de inspirar aqueles que trabalham com ele e que o seguem pela visão que possui diante do negócio, não pela sua autoridade em si. O lado ruim é que a empresa depende também desta qualidade como fio condutor do negócio.
O exemplo mais emblemático é de Steve Jobs, fundador da Apple. Ele foi um líder visionário, na opinião dos especialistas. Jobs também se encaixa nos perfil de líder estressado, que costuma ser agressivo, exigente e rápido.
3 Acelerador

Consegue alcançar resultados de alta

Relacionados