1235498213587

623 palavras 3 páginas
Química
A tabela periódica, segundo Mendeleev

Tabela periódica de Lothar Meyer
O professor de química russo Dmitri Mendeleev e Meyer publicaram de forma independente tabelas periódicas em 1869 e 1870, respectivamente. A tabela de Mendeleev foi a primeira versão enquanto a de Meyer foi uma versão expandida da tabela publicada em 1864. Ambos construíram suas tabelas listando os elementos em linhas ou colunas ordenados pela massa atômica e começando uma nova coluna ou linha quando as características dos elementos começavam a se repetir.
O reconhecimento e aceitação da tabela de Mendeleev vieram de duas decisões que havia feito. A primeira foi deixar espaços na tabela que pareciam corresponder a um elemento que ainda não havia sido descoberto.21 Ele não foi o primeiro químico a fazer isto, porém foi o primeiro a ser reconhecido como usando a tendência em sua tabela para predizer as propriedades dos elementos faltantes, tais como o Gálio e o Germânio. A segunda decisão foi ignorar ocasionalmente a ordem sugerida pelas massas atômicas e trocar elementos adjacentes, tais como o Telúrio e o Iodo, para classificá-los corretamente nas famílias químicas. Com o desenvolvimento das teorias da estrutura atômica, parece que ele listou os elementos em ordem crescente de massa atômica ou número atômico de modo não intencional.
Em março de 1869, Mendeleiev termina e prepara para publicação, na Rússia, o seu trabalho sobre ordenação dos elementosquímicos. Antes dele, já outros tinham tentado mas o resultado tinha sido a ridicularização pelos colegas. A Tabela dos elementospublicada por Odling em 1865 é muito próxima da de Mendeleiev, mas certos números atómicos não correspondiam a nenhumasubstância química conhecida, principal crítica a que esteve sujeito. No mesmo ano, Newlands (Inglaterra, 1837-1898) defende,sem resultado, a existência de uma certa regularidade na sequência de elementos químicos, quando ordenados por ordemcrescente de número atómico: "o oitavo elemento

Relacionados