1234879703334

1256 palavras 6 páginas
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................................ 3

DESENVOLVIMENTO........................................................................................... ....4

CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................6

BIBLIOGRAFIA ..........................................................................................................7

INTRODUÇÃO

A avaliação da qualidade na saúde iniciou-se no século passado, em meados de 1924 com o Programa de Padronização Hospitalar (PPH). Neste programa foram definidos padrões apropriados para garantir a qualidade da assistência aos pacientes. Estes padrões referiam-se as condições necessárias aos procedimentos médicos e ao processo de trabalho, não levando em consideração outras necessidades.
Em 1951 foi criada a Comissão Conjunta de Acreditação dos hospitais (CCAH), uma empresa de natureza privada que na ocasião tentou introduzir e enfatizar na cultura hospitalar a qualidade em nível nacional.
Na década de 60 a maior parte dos hospitais americanos já havia atingido os padrões mínimos preconizados inicialmente.
Na década de 70 foi publicado Accreditation Manual for Hospital contendo padrões ótimos de qualidade.
Nos últimos anos, a Joint Commission on Accreditation of Healthcare Organization passou a atuar e privilegiar a ênfase na assistência clínica através de indicadores de desempenho ajustados a gravidade, desempenho institucional e assumiu o papel de educação com monitoramento.
A mensuração dos resultados passou a ser expresso em 4 níveis:
1) Acreditação com distinção
2) Acreditação sem recomendação
3) Acreditação com recomendação
4) Acreditação condicional
A partir do ano 2000, observa-se nos hospitais da região central de São Paulo mudança no padrão de atendimento e na prestação de serviços.

Relacionados