123463

377 palavras 2 páginas
CURSO/PERÍODO/TURMA: CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ADMINISTRAÇÃO

PROF: JOSÉ RAIMUNDO RODRIGUES

DISCIPLINA: FILOSOFIA
2º BIMESTRE

DATA: 02/04/2014
Atividade do 1º Bimestre consiste em dois momentos:
1º) Leitura da seguinte obra:
VALLS, Álvaro L. M. O que é ética. São Paulo: Brasiliense, 1994 (Coleção Primeiros Passos).
* O arquivo com a obra em pdf pode ser encontrado na internet.
2º) Relatar uma situação do ambiente de Ciências Contábeis ou Administração que precisa da mediação da ética e aplicar o conhecimento da ética proposto no livro.
3º) Tal análise não deve ultrapassar o máximo de 10 linhas. Veja o exemplo na página seguinte.
* A atividade poderá ser desenvolvida individualmente ou em grupo, de no máximo, 4 estudantes. Recorde-se que o conteúdo da obra será também exigido na avaliação individual.

Exemplo
Em um hospital da rede pública a funcionária percebe que não há mais seringas descartáveis para aplicar medicamentos nos pacientes. Na ausência de uma chefia imediata, ela decide lavar com soro fisiológico uma seringa usada e a utiliza em outro paciente. O Ministério da Saúde deixa claro que seringas descartáveis não podem jamais ser reaproveitadas. No entanto, conforme o pensamento de Kant, ela agiu pensando que aplicar o medicamento seria o melhor para o paciente e que, caso ela estivesse naquela situação, também seria o melhor para ela. Desta forma, o que motivou a atitude da funcionária foi o desejo de fazer o bem, algo que pode ser universalizado.

Reparem abaixo como cada passo solicitado foi seguido:
Em um hospital da rede pública a funcionária percebe que não há mais seringas descartáveis para aplicar medicamentos nos pacientes. Na ausência de uma chefia imediata, ela decide lavar com soro fisiológico uma seringa usada e a utiliza em outro paciente. O Ministério da Saúde deixa claro que seringas descartáveis não podem jamais ser

Relacionados

  • Experimentação Agricola
    20697 palavras | 83 páginas
  • analise de dados
    28582 palavras | 115 páginas
  • Trabalho
    94819 palavras | 380 páginas
  • Administração
    162041 palavras | 649 páginas