1230231

744 palavras 3 páginas
Escolaridade (Educação na Suíça)

Uma característica marcante do ensino suíço é a diversidade. A diversidade linguística do país é apenas uma das muitas particularidades de seus Cantões, diferenças que se estendem também ao sistema educacional.
Estruturalmente, o Cantão assume a responsabilidade pelas escolas, enquanto a Comuna (município) cuida da administração destas. Isso ocasiona diferenças curriculares e administrativas entre as escolas de todo o país. Todas essas diferenças são, entretanto, regidas com muita maestria pelo governo geral, o que proporciona ao estudante boa aceitação e possibilidade de intercâmbio dentro e fora do país. Veja a seguir como funciona o famoso sistema de educação suíço.

Educação Infantil e Ensino Fundamental (obrigatório)
A maioria dos alunos suíços (cerca de 95% ) freqüenta uma instituição pública na comuna onde reside e somente 5% da população paga uma escola privada.
A escola pública cumpre um importante papel na integração social: crianças com diversas origens sociais, culturais e linguísticas frequentam a mesma escola, promovendo o convívio com as diferenças e a integração já desde o início de sua formação.
Todos os Cantões oferecem uma Educação Infantil que é gratuita e dura em média, de um a dois anos (Jardim de Infância). Uma exceção é o Cantão Ticino, onde a Educação Infantil dura três anos.
O Ensino obrigatório, assim como no Brasil, inicia-se aos seis anos de idade e dura nove anos, entre Ensino Fundamental I (seis anos de duração, em média) e II (três anos de duração). Uma particularidade do ensino suíço em alguns Cantões, é a divisão das turmas por rendimento. Há também a possibilidade de, já nesse estágio inicial, focar os estudos numa área do conhecimento que mais interesse ao aluno, como por exemplo línguas, matemática, ciências biológicas.
Um outro ponto forte das escolas suíças é o ensino de idiomas. Com a diversidade linguística que abrange o alemão, o

Relacionados