123 Tcno

381 palavras 2 páginas
TECNICO EM CONTABILIDADE
FELISSA KASLINE

As alterações trazidas pela nova resolução do Conselho Federal de Contabilidade iniciam-se já no primeiro artigo onde a própria denominação dos princípios, que antes eram chamados por Princípios Fundamentais de Contabilidade, agora recebem o título simplificado de "Princípios de Contabilidade", considerando ser esta nomenclatura, suficiente para o perfeito entendimento dos usuários das demonstrações contábeis e dos profissionais desta ciência.

Assim, com relação aos princípios propriamente ditos, nada de muito relevante foi alterado, exceção feita é claro ao princípio da Atualização Monetária que fora expressamente revogado e os possíveis efeitos monetários passam a ser tratadas dentro do princípio do Registro pelo Valor Original. Desde então, segundo o Art. 3º da Resolução CFC 750/93, são Princípios de Contabilidade:

•DE ENTIDADE é aquela que reconhece o Patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial. A contabilidade de uma empresa não deve se misturar com a de sócios. Portanto, a empresa deve registrar somente fatos que se refiram a seu patrimônio. Por exemplo, não deve registrar como despesa da empresa a conta de telefone particular do sócio. •DE CONTINUIDADE é aquela que pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro. Tem uma pesquisa feita da internet onde diz que no Brasil, as punições sobre erros e fraudes contábeis se concentram nos administradores e contadores.
•DE OPORTUNIDADE que refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

•DE REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações.

•DE COMPETÊNCIA determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos

Relacionados