11802 Unidade 7 Miss O Vis O E Objetivos Da Empresa

2268 palavras 10 páginas
DISCIPLINA: GESTÃO ESTRATÉGICA
PROFESSOR: Vinicius Maciel

UNIDADE 7: MISSÃO, VISÃO E OBJETIVOS DA EMPRESA

O que você entende por Missão, Visão e Objetivos?

1- Missão

Vejamos o que nos diz Peter Drucker a respeito da missão:
“Definir a missão de uma empresa é difícil, doloroso e arriscado, mas é só assim que se consegue estabelecer políticas, desenvolver estratégias, concentrar recursos e começar a trabalhar. É só assim que uma empresa pode ser administrada, visando um desempenho ótimo.”

1

O processo de gestão estratégica começa quando uma empresa define sua missão. Ela demonstra aquilo que a empresa deseja ser no longo prazo e também, muitas vezes, o que quer evitar neste mesmo prazo.
Normalmente são escritas em forma de declaração e, ao contrário do que muitos administradores pensam, deve ser amplamente divulgada para seu público interno e externo.
Para Philip Kotller: uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Ele diz que uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa.
Portanto, sua divulgação pode fazer com que o funcionário, mesmo sem saber o texto da missão, conhecer seu significado e a missão conduzirá seus procedimentos, suas tarefas, seu comportamento funcional na direção daquilo que a empresa deseja realizar.
A seguir, encontraremos exemplos de algumas declarações de missão obtidas de empresas conhecidas no mercado:
GOL TRANSPORTES AÉREOS

Prover transporte seguro de pessoas e cargas, sustentado pelo trinômio baixo custo, baixo preço e de excelência na qualidade, através de soluções inovadoras, buscando maximizar os resultados para nossos clientes, acionistas, colaboradores e sociedade.

2

PETROBRÁS DISTRIBUIDORA S/A

Comercialização, distribuição e industrialização de derivados de petróleo, energéticos, outros produtos e serviços correlatos nos

Relacionados