11112223344-89

656 palavras 3 páginas
NOME: Highlander
DISCIPLINA: Homem e sociedade
Prof.: Paulo

O MITO NA SOCIEDADE MODERNA
Alguns pensadores dos séculos passados, diziam que o progresso tecno-cientifico, faria o homem moderno abandonar totalmente as suas crenças, passando a crer somente naquilo que a ciência pode-se explicar com suas pesquisa
Atualmente a ciência e a tecnologia desenvolveram-se muito, e as crenças míticas ainda continuam presente na vida das pessoas. Alias, constata-se que nos países mais desenvolvidos a religiosidade vem sendo revitalizada. Isto nos proa duas coisas: primeiro, a ciência não é capaz de dar todas as respostas que o homem necessita; segundo, por mais que a tecnologia e a ciência progridam, elas não são capazes de satisfazer a sede humana do infinito.
Por este motivo podemos encontrar ainda hoje fortes indícios de crenças míticas, onde os mitos não ficaram perdidos em um passado remoto, muitos de seus elementos estão claramente presentes na atualidades, como, superstições, crendices, invocações, promessas, rezas, benzeções, rituais de passagem, previsões, invocações de espíritos não fazem parte das assim chamadas de sociedades menos desenvolvidas, mas podem ser encontrados nos ambiente mais refinados da sociedade. Apesar da negatividade de alguns, o mito esta fortemente vivo. A religião, a filosofia e a ciência não conseguiram elimina-lo, somente diminuíram a sua importância.

O MITO MODERNO
Além da preservação dos elementos dos chamados mitos primitivos, na sociedade moderna, surgiu outro tipo de experiência que recebe a designação de mito. Agora estamos falando do mito de super-herói, das estrelas de cinema, atores de televisão, jogadores de futebol, pessoas que estão na mídia, entre outros. Neste caso o mito não é propriamente uma forma de conhecimento, pois não consiste uma interpretação da realidade; é, sobretudo, um tipo de experiência que, de alguma forma, vem preencher uma lacuna existente no homem.
Os mitos modernos, não são mais

Relacionados