111115588525258

658 palavras 3 páginas
THAYNÁ F. RIBEIRO DIAS
A RELAÇÃO DA ENDOMETRIOSE COM A INFERTILIDADE FEMININA
PETRÓPOLIS – RIO DE JANEIRO
2014.
THAYNÁ F. RIBEIRO DIAS
A RELAÇÃO DA ENDOMETRIOSE COM A INFERTILIDADE FEMININA
.
3309959130810Trabalho apresentado à Universidade Católica de Petrópolis, como avaliação da disciplina de Metologia do Estudo e da Pesquisa.
Orientadora: Adriana Afonso
400000Trabalho apresentado à Universidade Católica de Petrópolis, como avaliação da disciplina de Metologia do Estudo e da Pesquisa.
Orientadora: Adriana Afonso

PETRÓPOLIS – RIO DE JANEIRO
2014.
SUMÁRIO
Introdução .................................................................................... 04
Objetivo .................................................................................... 05
Metodologia ................................................................................. 06
Referências .................................................................................. 07
Introdução
Uma das causas mais comuns de esterilidade feminina é a endometriose, uma afecção em que ocorre o crescimento anormal de tecido endometrial. As células endometriais possuem a capacidade de se implantar fora da cavidade uterina. Esta patologia gera uma fibrose que pode encobrir os ovários a ponto de impedir a liberação do óvulo da cavidade abdominal, impedindo este também de ser fecundado. Em ordem de frequência, a endometriose pélvica envolve: os ovários, ligamentos uterossacrais, fundo de saco, septo reto-vaginal, peritônio uterovesical, cérvix, umbigo, hérnias e apêndices (Guyton & Hall, 2002; Lopez et al. , 2000; Machado et al. , 2001). Durante a menstruação, o tecido óptico sangra. Principalmente nas áreas sem saída, isto pode causar dor. Os sintomas dependem da localização e extensão da doença (Giudice & Kao, 2004; Reis, 2002).
Na maioria das mulheres em que a doença é diagnosticada consta-se que a frequência de exposição à substancias químicas tóxicas é alta. Há também o

Relacionados