10radiacao

941 palavras 4 páginas
Experiência

Absorção e emissão de radiação

10

A radiação electromagnética pode resultar de vários tipos de fenómenos que ocorrem nos átomos e moléculas. Numa transição electrónica envolvendo um valor de energia ∆E, a radiação emitida tem uma frequência bem definida, dada pela relação ∆E = h υ em que h é a constante de Planck e υ é a frequência; note-se que a absorção e a emissão de radiação são fenómenos complementares, já que a quantidade de energia envolvida é a mesma, quer na excitação, quer na desexcitação de átomos.
No entanto, a principal fonte de radiação electromagnética é a agitação térmica, que produz um espectro contínuo. Planck desenvolveu o seu modelo do corpo negro para descrever este fenómeno. Um corpo negro é uma superfície ideal, em equilíbrio termodinâmico com a sua vizinhança; absorve totalmente a radiação que recebe e, por sua vez, emite radiação em toda a gama de comprimentos de onda, embora com diferentes intensidades. A lei de Wien diz-nos que o comprimento de onda para o qual a emissão é máxima, λmáx é inversamente proporcional à temperatura termodinâmica T :

λmáx =

2,9x10 -3
SI
T

Por outro lado, a lei de Stefan-Boltzmann diz-nos que a radiância total de um corpo negro é directamente proporcional à quarta potência da sua temperatura absoluta ou termodinâmica. Na figura 1 podemos ver várias curvas, que traduzem a intensidade da radiação emitida, em função do comprimento de onda, para corpos negros de diferentes temperaturas. OBJECTIVOS




Comparar as taxas de absorção de radiação luminosa por dois corpos, respectivamente pintados de branco e preto.
Estudar o comportamento dos mesmos corpos, durante o processo de arrefecimento, através da emissão de radiação infravermelha.
Discutir o conceito de bons e maus emissores e bons e maus absorsores de radiação.

Física com a Calculadora

10 - 1

Experiência 10

MATERIAL NECESSÁRIO
Calculadora gráfica TI-83 Plus ou superior
Interface CBL2
Cabo de ligação

2 sensores de temperatura
2

Relacionados