108897050426

380 palavras 2 páginas
Revestimento com zinco
A maior utilização dá-se no revestimento do aço devido a sua facilidade de aplicação, baixo custo e elevada resistência à corrosão. Embora os cálculos termodinâmicos e medidas de potencial do eletrodo demonstrem que a zinco é reativo e de elevada tendência à corrosão, na prática verifica-se que tem baixa velocidade de corrosão, tendo uma boa resistência à corrosão e longa duração em atmosferas naturais e em soluções aquosas relativamente neutras.
Uma das grandes vantagens é que quando sofre descontinuidade devido a solicitações mecânicas ou a sua própria corrosão, age como proteção catódica do aço exposto, sendo o ferro protegido às custas da dissolução eletrolítica do zinco.
Convém lembrar que esse caráter anódico do revestimento de zinco lhe confere a maior vantagem sobre outros métodos de proteção ou revestimentos metálicos catódicos ou pinturas. O que nesses métodos provoca a corrosão da base metálica imediata no zinco começa sua proteção catódica, dependerá da espessura da camada e da extensão da área exposta. Os produtos da corrosão do zinco poderão recobrir a base de ferro e se sofrer aderência promovo sua proteção.
Assim, aplica-se revestimento de zinco em:
· construção civil;
· instalações de distribuição de água;
· equipamentos de refrigeração;
· câmaras frigoríficas;
· contairners;
· indústria automobilística;
· equipamentos elétricos (torres de transmissão, estruturas de subestações, ferragens, cabos de pára-raios, aterramentos, fundações, etc).
Em atmosfera marítima, a corrosão do zinco é da ordem de 1/25 da corrosão do aço. A distância de alcance desse tipo de atmosfera é de 45 a 50 km do mar, havendo uma concentração de NaCl de 300mg/m
2
/dia acarretando uma velocidade de corrosão do zinco de 39 mm/y a 0,8 mm/y, sendo juntamente com as atmosferas industriais, uma das mais agressivas.
Os métodos de aplicação devem ser estudados no Gentil (1996), página 49:
· galvanização: limitado pelo tamanho

Relacionados