108218830507

1858 palavras 8 páginas
FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS - FACE
NÚCLEO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E
EXTENSÃO CURSO DE GESTÃO EMPRESARIAL

Administração de Materiais,
Produção e Logística

ITAGIBÁ - BA
NOVEMBRO/2013
ANDRESSA BRANDÃO SILVA

Administração de Materiais
Produção e Logística

Trabalho solicitado pelo professor Genivaldo Lins, com fins avaliativos para a disciplina, VII semestre, Gestão Empresarial, na Faculdade de Ciências Educacionais – FACE.

ITAGIBÁ / BA
NOVEMBRO / 2013
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Conceito
A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições.
A finalidade da Administração de Materiais é assegurar o abastecimento contínuo dos itens que entram na fabricação dos bens e de outros em decorrência da programação conjunta das áreas de vendas e de produção.
A otimização dos investimentos em estoques (aumento do uso eficiente dos meios de planejamento e controle) é um dos principais objetivos da gestão de materiais. Com isto, é possível contribuir para a maximização do lucro sobre o capital investido.
Um sistema de materiais deve estabelecer uma integração desde a previsão de vendas, passando pelo planejamento de programa-mestre de produção, até a produção e entrega do produto final.
Deve estar envolvido na alocação e no controle da maior parte dos principais recursos de uma empresa: fabricação, equipamento, mão-de-obra e materiais (matéria-prima, produtos intermediários, sucatas, produto acabado, de consumo, de escritórios e de terceiros).
Existem alguns subsistemas muito importantes na Administração de Materiais que são eles: Controle de Estoque, Classificação de Material, Aquisição / Compra de

Relacionados