1065801902/13

1430 palavras 6 páginas
Introdução:
Para LEFFA (2001), o ser humano possui características que são exclusivas de sua condição humana [...] O ser humano não permanece o mesmo de uma geração para outra; ele se transforma, transforma o mundo e transforma a percepção que temos do mundo.
O professor em sua formação envolve-se em várias áreas de conhecimento, principalmente quando diz respeito à trans e interdisciplinaridade.
Pelandre,N.L. informa que pesquisas realizadas por ele, indicam a necessidade de estímulo aos professores, “por meio dos cursos de capacitação e ações políticas por parte dos órgãos públicos que motivem o professor a se assumir sujeito do processo ensino-aprendizagem, abrindo: espaços para o docente refletir, discutir e avaliar sua prática a luz da teoria que se preconiza.
“O professor forma a si mesmo mais do que é formado” (NOVOA1994), “... aprende na ação e refletindo sobre ela”(Gomez 1992).
Justificativa:
Dos fatores que influenciam a qualidade da escola, o professor é, sem dúvida, o mais importante. Os momentos das grandes transformações ocorrem quando somos confrontados com propostas diferenciadas e que inovem, culminando em mudanças decisivas. Os antigos paradigmas aos poucos cedem lugar às novas práticas. A mudança é inevitável. Assim comprovam os processos históricos da evolução humana. Nesse sentido, inegavelmente, torna-se premente a implantação de processos de formação continuada para os agentes da educação pública, que hoje se deparam com o desafio de encontrar soluções para minimizar a desigualdade entre os cidadãos brasileiros e promover o desenvolvimento humano. Evidentemente, trata-se de tarefa árdua, mas de extrema importância cujos atores principais são os educadores em geral. Então é preciso colaborar para que haja mudanças significantes no comportamento.
Por isso concordo com PERRENOU (1993) que aos professores impõe-se hoje um esforço acrescido de atualização e de desenvolvimento profissional, nomeadamente no quadro das novas modalidades de

Relacionados