105414640469

1172 palavras 5 páginas
ETNOMATEMÁTICA
ENTRE AS TRADIÇÕES E AS MODERNIDADE

Devemos procurar entender a matemática como uma manifestação cultural viva, pois ela é está presente em todos os lugares, objetos e pensamentos por isso não devemos nos limitar a aplicar apenas métodos tradicionais. Segundo Oswlad Spengler: “...Se a Matemática fosse uma mera ciência, como Astronomia ou a Mineralogia, seria possível definir o seu objeto. Não há, porém, uma só Matemática; há muitas Matemáticas O que chamamos de história da Matemática suposta aproximação progressiva de um ideal único, imutável, torna-e-á, na realidade, logo que se afastar a enganadora imagem da superfície histórica...”
O Programa Etnomatemática: O objetivo é fazer com que haja um reconhecimento que encoraje reflexões mais amplas do pensamento matemático, procurando entender o saber e o fazer matemático ao longo da história. A Etnomatamática é vista como um programa de pesquisa, que visa entender as aventuras da espécies humanas na busca de conhecimento. Ela deve ser feita com muito rigor, tendo subordinação a uma linguagem e a uma metodologia padrão, mesmo tendo carácter interdisciplinar. Destaco o fato de ser necessário estarmos sempre abertos a novos enfoques, a novas metodologia, pois todo indivíduo desenvolve conhecimento e tem um comportamento que reflete esse conhecimento, o qual esta em constante variação.
A Noção de Cultura Dizemos que um indivíduo que pertence a uma cultura tem seu comportamento, linguagem, culinária, mitos e cultos, entre outros, subordinados a um sistema de valores acordados por um grupo. A mesma esta em incessante transformação, obedecendo ao que podemos chamar uma dinâmica cultural.
Alimentação, Espaço e Tempo Na evolução humana, a necessidade de organização de grupos de caça, com estrutura hierárquica e liderança, distribuição de funções e organização de espaço, foi um passo decisivo para a formação das primeiras sociedades. A cooperação entre grupos relativamente grandes, que

Relacionados