104643690620

1332 palavras 6 páginas
Clamídia é uma doença sexualmente transmissível(DST) comum, causada por uma bactéria, Chlamydia trachomatis, que pode danificar órgãos reprodutores femininos. Apesar dos sintomas da clamídia serem quase ou totalmente imperceptíveis, complicações sérias que causam danos irreversíveis, incluindo infertilidade, podem ocorrer silenciosamente antes da mulher perceber a doença.

A clamídia é a doença bacterial sexualmente transmissível mais freqüente. Isso sem incluir os casos em que a pessoa não sabe que está infectada. As mulheres que fazem tratamento podem voltar a contrair a doença caso seu parceiro esteja infectado.

A transmissão da clamídia se dá pelo sexo oral, vaginal ou anal. A clamídia também pode ser transmitida de mãe para filho durante parto normal.

Qualquer pessoa sexualmente ativa pode estar com a doença, sendo que, quanto maior o número de parceiros, maior é o risco de infecção. Jovens e adolescente do sexo feminino estão mais expostas a contrair clamídia devido ao fato dos órgão reprodutores não estarem completamente desenvolvidos.

Clamídia
A clamídia é uma doença infecto-contagiosa que pode atingir homens e mulheres sexualmente ativos, nas mulheres pode se manifestar de forma assintomática.

O agente transmissor é a bactéria Chlamydia trachomatis. Ela atinge a uretra e outros órgãos genitais conferindo ardor, dor ao urinar, aumento do número de micções e, em alguns casos, corrimento translúcido, principalmente ao amanhecer. Este pode se apresentar abundante e com pus, em alguns casos mais raros.

Esta é uma DST (doença sexualmente transmissível),transmitida em relações sem o uso de preservativos com parceiro portador. O período de incubação é de aproximadamente quinze dias entre a relação sexual e o aparecimento dos sintomas. Durante este período, o portador já pode ser capaz de transmitir a doença.

Não há registro de casos de clamídia congênita (transmissão vertical, da mulher grávida para o feto). Entretanto, mães infectadas

Relacionados