102582430620

1118 palavras 5 páginas
Evolução do Pensamento Econômico Resumo:
A teoria econômica de forma sistematizada iniciou-se quando foi publicada a obra de Adam Smith A riqueza das nações, em 1776. Em períodos anteriores, a atividade econômica do homem era tratada e estudada como parte integrante da Filosofia Social, da Moral e da Ética.
A partir do século XVI observamos o nascimento da primeira escola econômica o mercantilismo. Apesar de não representar um conjunto técnico homogêneo, mercantilismo tinha algumas preocupações explícitas sobre a acumulação de riquezas de uma nação. Continha alguns princípios de como fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas.
Assim se deu o inicio da primeira escola com pensamentos franceses, a Fisiocracria.
Os fisiocratas acreditavam que as riquezas das nações eram o valor das “terras agrícolas”. Sendo ela umas das primeiras teorias bem desenvolvidas na área de economia . Pois na época a econima era quase totalmente agrária , o “lucro” da produção capitalista era do “aluguel” obtido pelo proprietário do terreno em que a produção agrícola acontecia.
E a importancia fundamental do terreno ocorreu um no meio século seguinte com a descoberta de combustíveis fósseis que foram aproveitados por meio do uso da máquina a vapor.
Mercantinismo : é um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, as politicas mercantinistas pregavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata). Os pensadores mercantilistas preconizam o desenvolvimento econômico por meio do enriquecimento das nações graças ao comércio exterior, o que permite encontrar saída aos excedentes da produção. O Estado adquire um papel primordial no desenvolvimento da riqueza nacional, ao adotar políticas protecionistas, e em particular estabelecendo barreiras tarifárias e medidas de apoio à exportação.
Teoria Neoclássica : que propõe uma retomada das abordagens

Relacionados