101060960630

2372 palavras 10 páginas
O mel é uma ótima fonte de energia e menos calórico que o açúcar. É rico em proteínas, vitaminas e sais minerais, auxiliando em problemas respiratórios, funções intestinais e sistema circulatório. O mel tem ação bactericida, anti-séptica, cicatrizante e revigorante.
Benefícios do Mel
Ajuda a tratar doenças respiratórias
Tem função cicatrizante e protetora na pele
Protege o fígado, promovendo a regeneração de suas células
Reforça o sistema imunológico
Tem ação antibacteriana e antiinflamatória
Auxilia em problemas de circulação e dos músculos
Ele facilita a digestão dos alimentos, regula o intestino e ativa o apetite
Auxilia no tratamento de doenças do coração
Mas atenção: para conseguir esses efeitos o mel tem que ser puro. Para saber a procedência do produto observe se o rótulo traz o selo do Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Saúde (S.I.F).
Composição Química do Mel O mel é uma substância elaborada a partir da coleta do néctar das folhas pelas plantas. É secretado por órgãos específicos das plantas chamado de nectário, situados geralmente na base interna das flores. Depois de desidratado por elas, e elaborado física e fisiologicamente, resulta no mel propriamente dito. O néctar, em estado natural é constituído basicamente de uma solução de água e açúcares, com pequenas quantidades de outras substâncias como: aminoácidos, minerais, vitaminas, ácidos orgânicos, enzimas, óleos aromáticos, etc. Esse conteúdo varia de 4 a 20% em função da espécie botânica e de condições climáticas. Quadros dos valores nutricionais do mel Quadro 1- Valor nutricional do mel ( correspondente a cada 100g do produto bruto)- macronutrientes
MACRONUTRIENTES
CONCENTRAÇÃO EM % A CADA 100g
Calorias
328 cal
Água
17,2
Proteínas(aminoácidos)
0,4 a 0,8
Açúcares*
81,3
Frutose
38,19
Glicose
31,28
Sacarose
5,0
Maltose
6,8
Dissacarídeos, amido e outros polissacarídeos
1,1
Fonte: www.bochoonline.com.br
* Entre os

Relacionados