1010 Pissato

1904 palavras 8 páginas
A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE
ARQUITETURA NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO JUNTO ÀS CADEIAS
DE FRANCHISING

Beatriz Helena Anelli de Carvalho Pissato arquitetabeatriz@uol.com.br Arquiteta e Urbanista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

RESUMO

O objetivo deste artigo é analisar o mercado brasileiro de franchising, pontuar as necessidades e abrir discussões sobre a importância da atuação dos profissionais de arquitetura no exercício de padronização de projetos arquitetônicos para franquia no Brasil.
PALAVRAS-CHAVE

Arquitetura de
Merchandising.

Franquia,

Produto,

Franchising,

Franqueador,

Franquia,

Franqueado,

INTRODUÇÃO
Franchising traduz expressão inglesa, que significa franquia, que deriva, etimologicamente da expressão francesa franchise. 1 franqueza, lealdade seriedade, sinceridade. 2 franquia. Operação que consiste em ceder o direito de uso, numa determinada área geográfica, do nome de uma empresa já constituída e de reputação. A empresa que cede os direitos (chamada franqueador) transmite também o know-how necessário para a montagem da empresa, dá treinamento aos futuros funcionários, recebendo, em troca, além do pagamento de uma taxa de franquia em muitos casos porcentagens dos lucros auferidos pela empresa.
Já a empresa que utiliza do sistema de franchising para se estabelecer tem o nome de Franquia onde o franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que fique caracterizado vínculo empregatício. Lei 8.955, de 15 de dezembro de 1994.
1

Basicamente o raciocínio de um empresário que se candidata a ser um franqueado é se aliar a empresas e marcas já experimentadas e testadas milhares de vezes, onde com um

Relacionados