100891000647

3787 palavras 16 páginas
GEOVANE CORREIA ROSSANESE¹, GIOVANI DA SILVA¹, HELAN SIQUINELLI² E LUIS FERNANDO LIMA¹

1º ANO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO¹
1º ANO DE CIÊNCIAS CONTABEIS²

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR: RENATO

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos tratar sobre a vida de Max Weber e suas teorias de burocracia e de tipos de autoridade descrita por ele, tentaremos esclarecer para o leitor os pros e contras da burocracia e como ela é aplicada em organizações no tempo real.

TEORIA BUROCRÁTICA
Para CHIAVENATO(2003)A TERORIA BUROCRATICA é o tipo ideal de uma organização formal da sociedade caracterizada pela legitimação hierárquica da autoridade, com poderes e responsabilidades atribuídas a funcionários que ocupam posições numa determinada hierarquia marcada pelo direito à carreira. Cada posição tem objetivos previamente fixados e a uma codificação de todas as regras de conduta que tratam da organização como um todo, onde a ordens comunicadas por escrito.
Para Weber trata-se de uma das características do estado moderno, um conjunto de pessoas marcadas pela competência e não pela fidelidade. O estado moderno seria, acima de tudo, um estado racional marcado pelo surgimento de uma administração burocrática, e isto porque em todos os domínios estado, igreja, exército, partido, empresa econômica, grupo de interesses, associação, fundação, etc, o desenvolvimento das formas modernas de agrupamento identifica-se muito simplesmente com o desenvolvimento e com a progressão constante da administração burocrática.
A burocracia racional é uma ditadura do funcionário. Apoia na crença na legalidade de ordens e dos direitos de mando dos chamados por essas ordenações a exercer a autoridade tem uma impessoalidade formalista, consistindo numa dominação graças ao saber que destrói os antigos sistemas de legitimação. Assim o saber e a ideologia passam a ser os principais pontos de apoio do estado. Uma burocracia também se tornou possível pelo aparecimento de uma economia

Relacionados