10 Metodologia do ensinoda Educação Física 10 Metodologia do ensinoda Educação Física

2408 palavras 10 páginas
O conhecimento tratado na escola é colocado dentro de um quadro de referências filosóficas, científicas, políticas e culturais. A essa construção teórica dá-se o nome de paradigma. De diferentes paradigmas, portanto, resultarão diferentes práticas pedagógicas.

Perguntar o que é Educação Física só faz sentido, quando a preocupação é compreender essa prática para transformá-la.

Diferentes respostas têm sido historicamente construídas sem, contudo, contribuírem substancialmente para a superação da prática conservadora existente.

Algumas respostas carecem de uma teorização mais ampla sobre os fundamentos da Educação Física escolar, como por exemplo: a) Educação Física é educação por meio das atividades corporais; b) Educação Física é educação pelo movimento; c) Educação Física é esporte de rendimento; d) Educação Física é educação do movimento; e) Educação Física é educação sobre o movimento.

No presente trabalho, provisoriamente, diremos que a Educação Física é uma prática pedagógica que, no âmbito escolar, tematiza formas de atividades expressivas corporais como: jogo, esporte, dança, ginástica, formas estas que configuram uma área de conhecimento que podemos chamar de cultura corporal.1

Todavia, responder a pergunta "o que é Educação Física?" exige uma análise criteriosa e rigorosa do que a Educação Física vem sendo.

Uma teoria da prática pedagógica denominada Educação Física vai, necessariamente, ocupar-se da tensão entre o que vem sendo e o que deveria ser, ou seja, da dialética entre o velho e o novo. Mas, o que a Educação Física vem sendo?

2. Breve Histórico da Educação Física Iniciamos este capítulo com uma pergunta: como surge uma determinada prática pedagógica?

Em nosso entender ela surge de necessidades sociais concretas. Sendo a Educação Física uma prática pedagógica podemos afirmar que ela surge de necessidades sociais concretas que, identificadas em diferentes momentos históricos, dão origem a diferentes entendimentos do que dela

Relacionados

  • matematica
    18779 palavras | 76 páginas
  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas