1 INTRODUu00C7u00C3O de dr aparicio 1

10915 palavras 44 páginas
1. INTRODUÇÃO

Se for pensado nas dificuldades vivenciadas na vida de uma pessoa acometida com xeroderma pigmentoso nunca se terá a oportunidade de refletir sobre os muitos esforços, que esta pessoa acometida fará por vários anos ou até o final de sua vida. Este trabalho de pesquisa não tem a pretensão de discutir, questionar nem tampouco divergir sobre tal seguimento que se aborda, mas, apresentar a importância dos conhecimentos sobre essa doença- xeroderma pigmentoso (XP).
O XP apresenta três fases evolutivas e morfológicas. A primeira fase eritêmato-pigmentária: edema, ocasionalmente vesículas, todos decorrentes da radiação de UV, aparecem abundantes manchas cor-de-café, com tendência a fluírem. Na segunda fase: Atrófila-telangectásica: caracteriza-se pelo afinar do nariz, mutilações dos pavilhões oculares, presença de verrucosidades e ceratoses actínicas (Spatz, Giglia-Marig, Benhamou, Sararem, 2001).
A Terceira fase Tumoral: é marcada pela presença de neoplasias benignas. Pode ocorrer ainda o atrofiamento das articulações da boca, impedindo o paciente a abri-la. O tecido ocular, as pálpebras, conjuntiva e córnea recebem quantidade de ultravioleta. A fotofobia faz com que o paciente incline a cabeça para frente e para baixo, para proteger os olhos da luz. Os lentigos oculares podem ser precursores de melanomas, perda de cílios, inflamação conjuntival também é característicos do XP ( Sugasawa,2008).
A molécula do DNA possui um papel central na vida. É a macromolécula detentora das informações genéticas, sendo estas fundamentais para o correto funcionamento e desenvolvimento do organismo, seja ele procariótico ou eucariótico. Doença crônica e grave caracterizada como genodermatose distinguindo-se por um reparo inadequado de lesões do DNA, ocasionado pela radiação ultravioleta, com conseqüente desenvolvimento de alterações cutâneas, oftálmicas e neurológicas, além de alta incidência de melanomas em crianças (Flanagan, Rafferty, O’Neill , Rynne , Kelly , 2007).

Relacionados