1 Fichamento Jadson

1821 palavras 8 páginas
TURMA: MUSEOLOGIA 2014
DISCIPLINA: HISTÓRIA DO BRASIL
DOCENTE: JADSON SOUZA
DISCENTE: ANDREY MANOEL LEÃO DE LEÃO

DEL PRIORE, Mary. Brasil colônia: o ideal do amor domesticado. In: A História do amor no Brasil / Mary Del Priore. – 2ª ed., 1ª reimpressão. – São Paulo : Contexto, 2011. pp. 21-54
Dados Bibliográficos:
Mary Lucy Murray Del Priore (Rio de Janeiro, 1952) é uma historiadora e professora brasileira.
Especialista em História do Brasil, Mary Del Priore concluiu o doutorado em História Social na Universidade de São Paulo e pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, na França . Lecionou História em várias universidades brasileiras, tais como a Universidade de São Paulo, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e a Universidade Salgado de Oliveira. É colaboradora de periódicos nacionais e internacionais, científicos ou não.
FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Mary_Del_Priore
Objeto de Estudo\Tema:
Analisa como se deu as relações amorosas e afetivas no Brasil enquanto colônia de Portugal. Sendo ela, a metrópole, exportadora de regras de como se devia ocorrer e de se manter tais relações. Tais regras baseadas na ideologia da igreja católica, tentam inibir o desejo, o instinto sexual, a luxúria e a paixão pois tais sentimentos levavam ao pecado.
Problemática:
Del Priore problematiza como se davam as relações amorosas no Brasil que, influenciado diretamente por regras e tradições europeias, tentava seguir imposições que faziam parte da vida conjugal e amorosa do velho mundo. No entanto, sendo o Brasil uma colônia em que havia hábitos e valores diversos, o hibridismo cultural há de “renegociar” e burlar tais imposições que funcionavam na metrópole e não na vida colonial, e apesar da igreja proibir se tornam parte dos gestos e expressões de afeto do cotidiano brasil.
Aporte Teórico:
A Autora dialoga com o historiador Ronaldo Vainfas sobre a privacidade dos casais, com a historiadora Alzira Campos sobre como o casamento era

Relacionados

  • colegio
    3298 palavras | 14 páginas
  • Direito
    3449 palavras | 14 páginas
  • Um Por Protagonismo Do Ser Social Carcer Rio
    37863 palavras | 152 páginas