0990939270434

559 palavras 3 páginas
1) É muito importante , tanto nas atividades em laboratório como nas industrias saber antecipadamente as quantidades de reagentes que devemos usar para obter a quantidade desejada do produto, as quantidades so é possível através de cálculos das massas e dos volumes das substancias envolvidas nas reações químicas.
2) Atualmente , nossa escala de massas atômicas esta baseada no isótopo mais comum do carbono , com o numero de massa igual a 12 (¹²C), ao qual foi atribuído exatamente a massa de 12 unidades de massa atômica (u).
3) A massa atômica de um átomo é a sua massa determinada em u , é a massa comparada com 1\12 da massa do ¹² C. as massas atômicas dos diferentes átomos podem ser determinados experimentalmente com grande precisão, usando um aparelho denominado espectrômetro de massa. Utilizando um aparelho chamado espectrômetro de massa, as massas atômicas dos diversos átomos podem ser determinadas experimentalmente com exatidão.
As massas atômicas de qualquer átomo podem ser determinadas com a utilização desse aparelho. .
4) Grande parte dos elementos químicos são formados por uma mistura de dois ou mais isótopos, ou seja, de átomos que apresentam o mesmo número atômico (Z), mas diversos números de massa (A). Para determinar a massa de cada isótopo e sua quantidade percentual na formação do elemento químico utiliza-se o espectrômetro de massa. O elemento químico magnésio (Mg), constituído por três isótopos, pode ser visto como exemplo da determinação da massa atômica. A massa atômica do elemento químico magnésio (Mg) é determinada a partir da média ponderada das massas atômicas dos três isótopos que o compõe.

MA do elemento magnésio =(78,924)+(10,0.25)+ (11,1. 26)
100

MA do elemento = 24,32 Quando um elemento é constituído por único tipo de átomo, sua massa atômica (MA) é a massa atômica do elemento.
5) É soma das masas dos átomos que constituem as moléculas.
Ex.:
Calcular a massa atômica do carbono (C =12u) como exemplo.

C5H10

Relacionados