096 Marila Cristine Sales Marques

2419 palavras 10 páginas
XVII ENCONTRO

NACIONAL

DA ABEM

IMPRIMIR
DIVERSIDADE MUSICAL E COMPROMISSO SOCIAL

O PAPEL DA EDUCAÇÃO MUSICAL

SÃO PAULO, 08 A 11 DE OUTUBRO DE 2008
FECHAR

1

O ensino da música nas escolas particulares da rede de ensino fundamental de Salvador: momentos da pesquisa
Marila Cristine Sales Marques marila.marques@gmail.com Universidade Federal da Bahia
Resumo. Esta presente pesquisa em andamento tem como objetivo estudar a educação musical nas escolas particulares da rede de ensino fundamental I (1ª a 4ª séries) na cidade de Salvador. Foi composta por uma sondagem prévia e mais dois momentos com diferentes abordagens. Foram coletados dados de 431 escolas na sondagem prévia, 28 dessas com aulas de música no ensino fundamental. Posteriormente fez-se um estudo em 18 escolas e em seguida aprofundou-se em 4 dessas.
A sondagem prévia e o primeiro momento da pesquisa tiveram um caráter quantitativo, e o segundo momento teve características qualitativas com abordagens metodológicas que se aproximam do estudo multicasos. A principal questão da pesquisa é: Quais as dificuldades enfrentadas por professores e alunos de música no contexto das escolas particulares e como estas influenciam no processo de ensino-aprendizagem e a prática pedagógica musical?
Palavras-chaves: Educação musical, Escolas particulares, Salvador

Introdução

Antes de iniciar esta pesquisa foram necessárias algumas informações preliminares feitas mediante pesquisa de campo, pesquisa documental e algumas entrevistas nãoestruturadas, as quais denominou-se por sondagem prévia. Esta sondagem foi necessária para saber qual o tamanho do universo, pois não havia dados concretos de quantas destas escolas, da rede de ensino particular tinham aulas de música. Alguns dados foram conseguidos junto a
Secretaria de Educação, e outros que não constavam, foram conseguidos mediante telefonemas às escolas, análise dos documentos fornecidos pela Secretaria e pelas DIREC (1A e 1B)1.
Esta sondagem envolveu:

Pesquisa de

Relacionados