0959040226-25

311 palavras 2 páginas
Conflitos e Tensões no mundo atual
O mundo pós-Guerra Fria é bastante diferente daquele que se configurou após a Segunda Guerra Mundial. As relações entre os Estados ficaram mais complexas, enovos focos de atrito passaram a exigir formas originais de tratamento por parte da comunidade internacional. As tensões e conflitos no Oriente Médio, África Subsaariana, Índia, Afeganistão, Haiti,Bolívia e Colômbia são exemplos dessa nova configuração mundial.

Ásia: um continente explosivo
No continente asiático, os nacionalismos exacerbados, os embates entre diferentes etnias e a influênciareligiosa estão entre os fatores que desencadeiam ondas de intolerância e massacres como os que têm ocorrido no Afeganistão e no Oriente Médio.
AFEGANISTÃO

PALESTINA
A disputa pela região dapalestina começa com os primeiros grupos de pastores, agricultores e pescadores, por volta de 3500 a.C. A partir daí, vários povos – como: cananeus, hebraicos, egípcios, assírios, caldeus, persas, gregos,romanos e judeus – se destacaram nessa disputa até 70 d.C. dando origem a episódios como o Êxodo dos hebreus e a Diáspora do povo judeu. No século V, a região da Palestina pertencia ao Império Romano doOriente, que mais tarde, no século VII, perderia a região para os árabes muçulmanos que se incorporariam ao Império Turco.
Após a Primeira Guerra Mundial, os países europeus passaram a dominar aárea e em 1918, a Grã-Bretanha passou a ficar responsável pela Palestina. Por uma infeliz coincidência, o território foi prometido tanto para os judeus, quanto para os árabes, fato que deixou o povoárabe insatisfeito por receberem menor parte das boas áreas para cultivo. Com a Segunda Guerra Mundial essa tensão entre os dois povos se tornou maior com a emigração judaica para a Palestina, devido àperseguição alemã.

Em 1948, a ONU ganha a administração da região, dividindo a Palestina em duas partes. Desde a criação do Estado de Israel, no mesmo ano, o Oriente Médio vem sendo palco de... [continua]

Relacionados