094014430647

1665 palavras 7 páginas
TEORIA DE SISTEMAS
PREMISSAS BÁSICAS:
Os sistemas existem dentro de sistemas. Cada sistema é constituído de subsistemas e, ao mesmo tempo, faz parte de um sistema maior, o supra-sistema. Cada subsistema pode ser detalhado em seus subsistemas componentes, e assim por diante. Também o supra-sistema faz parte de um supra-sistema maior. Esse encadeamento parece ser infinito. As moléculas existem dentro de células, que existem dentro de tecidos, que compõem os órgãos, que compõem os organismos, e assim por diante.
Os sistemas são abertos. Cada sistema existe dentro de um meio ambiente constituído por outros sistemas. Os sistemas abertos são caracterizados por um processo infinito de intercâmbio com o seu ambiente para trocar energia e informação.
As funções de um sistema dependem de sua estrutura. Cada sistema tem um objetivo ou finalidade que constitui seu papel no intercâmbio com outros sistemas dentro do meio ambiente.
CONCEITO DE SISTEMAS:
É um conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado.
- O sistema apresenta características próprias que não pode ser encontrada em nenhum elemento isolado.
- Principal aspecto: conjunto de elementos interligados para formar um todo organizado.
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS
Propósito ou objetivo: as unidades ou elementos (ou objetos), bem como os relacionamentos, definem um arranjo que visa sempre um objetivo ou finalidade a alcançar.
Globalismo ou totalidade: Uma ação que produza mudanças em uma das unidades do sistema deverá produzir mudanças em todas as outras unidades. O efeito total dessas mudanças proporcionará um ajustamento de todo o sistema. Dessas mudanças e ajustamento contínuo decorrem dois fenômenos; o da entropia e o da homeostase.
TIPOS DE SISTEMAS:
1 - Quanto à sua constituição:
Sistema Físico ou concreto: São compostos de equipamentos, máquinas, objetos e coisas reais.
Sistemas Abstratos ou Conceituais. São compostos de conceitos,

Relacionados