086806140795

2466 palavras 10 páginas
Relatório Analítico de Ética

Todo ser humano é dotado de uma consciência moral, que o faz distinguir entre certo ou errado, justo ou injusto, bom ou ruim, com isso é capaz de avaliar suas ações; sendo, portanto, a caracterização de ética os valores, que se tornam os deveres, incorporados por cada cultura e que são expressos em ações. A ética, portanto, é a ciência do dever, da obrigatoriedade, a qual rege a conduta humana, contudo ética implica dizer pode ser conceituada como o estudo dos juízos de apreciação a que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto.
Desta forma pode-se definir ética como um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular (moralidade), ou, também, o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir (filosofia moral). A simples existência da moral não significa a presença explícita de uma ética, entendida como filosofia moral, pois é preciso de uma reflexão que discuta, problematize e interprete o significado dos valores morais. Diante do aqui exposto, pode-se concluir que a ética surgiu pela necessidade de se estabelecer, regras de convívio social que fazem com que as pessoas alcancem seus objetivos sem que para isso tragam prejuízo ao próximo. A ética esta diretamente relacionada à forma com que as pessoas tratam umas as outras, observando o bem comum de todos os indivíduos de uma sociedade, nasce da consciência de cada um de nós, ela se encontra nas decisões que devemos tomar, em um gesto, em uma atitude e em nossos comportamentos. Pode-se dizer que a ética são ações realizadas pelas pessoas e os princípios que devem ser seguido, tais como: honestidade, lealdade e sigilo.
No contexto atual, na profissão contábil o contador deve ter consciência de que todos os seus atos profissionais devem obedecer, ás normas, aos

Relacionados