078963070698

807 palavras 4 páginas
Baumam Sentimentos Líquidos
Meu artigo vem trazer a tona um assunto muito recente, porém o autor cujo me inspiro é polonês e não tão jovem, o que não é comum o mesmo escreve como um menino é de uma sensibilidade enorme que trata o tema o qual não percebemos estar incluso nele.
Baumam identifica essa mudança de valores nas relações de sentimentos, ele dá o nome de amores líquidos os quais não se solidificam mais, eles se desmancham no ar, sempre cedendo seu lugar a algo mais novo, dando espaço ao um mundo das celebridades instantâneas, acreditando que é óbvia a mudança do pensamento “Penso, logo existo” Passando a ser “Sou visto, logo existo”.
Segue abaixo o pedaço de uma fala de Baumam em uma entrevista ao jornal O Estado de São Paulo:
“Nós nos encontramos num momento de “interregno”: velhas maneiras de fazer as coisas não funcionam mais, modos de vida aprendidos e herdados já não são adequados à conditio humana do presente, mas também novas maneiras de lidar com os desafios da contemporaneidade ainda não foram inventados, tampouco adotadas. Não sabemos quais formas e configurações existentes precisariam ser “liquefeitas” e substituídas. Diferentemente de nossos ancestrais, não temos uma noção clara de “destinação”, nem do que seria, de fato, um modelo de sociedade global, economia global, política global, jurisdição global… Estamos reagindo ao último problema que se apresenta. E tateamos no escuro. (…) Admitamos: hoje mais sentimos do que sabemos. E temos dificuldade em admitir que o poder, isto é, a capacidade de fazer coisas, foi cruelmente separado da política, isto é, a capacidade de decidir quais coisas precisam ser feitas e priorizadas.”

Baumam é autor do livro Amor Líquido entre outros qual tratam do mesmo tema a fragilidade que as relações vem sofrendo , onde ele analisa a liquidez, a superficialidade e a rapidez com que se diluem os relacionamentos nessa sociedade pós moderna. O ser humano, na ansiedade de buscar a satisfação individual a

Relacionados