078926010477

2375 palavras 10 páginas
27/2/2014

ARTICULAÇÃO COXO-FEMURAL.

AP= 18X249 (Pré-operatório) ou 24X30 (Pós-operatório) long. Ff 1m, no bucky da mesa. Paciente em DD braços ao lado do corpo ou cruzados sobre o tórax. Localizar o colo do fêmur e alinhar em relação ao Rc e a linha media da mesa. Ñ pode haver rotação da pelve. Rodar o pé e a perna afetada internamente de 15°a 25° Rc perp. ao filme no meio do colo do fêmur ou na cabeça do colo do fêmur, colimar os 4 lados da área afetada, fazer apneia na hora do exame.

PERFIL= 18X24 OU 24x30 trans. Ff 1m, no bucky da mesa, em DD com a área afetada (quadril) alinhar em relação ao Rc e a linha media da mesa e do filme. Fletir o joelho e o quadril afetado e abduzir de 40° a 45° em relação ao eixo vertical o que coloca o colo do fêmur paralelo ao filme, Rc perp ao filme no meio do colo do fêmur, colimar os 4 lados da área afetada.

FÊMUR.

AP= 35X43 ou 30X40 long, Ff 1m, em DD, fêmur centralizado na linha média da mesa, travesseiro p/ crânio. Alinhar o fêmur em relação ao Rc , linha média da mesa e o filme. Visualizar a articulação coxo-femural até a porção distal, com o diafragma aberto no sentido longitudinal a margem inferior do chassi deve estar + ou – 5cm abaixo da articulação do joelho. Rc perp ao filme, orientado para o ponto médio do filme. Colimar os lados do fêmur, com colimação das extremidades nas bordas do filme.

PERFIL= 35X43 ou 30X40 long, Ff 1m, paciente em Decúbito Lateral sobre o membro afetado, fletir o joelho se possível e alinhar o fêmur na linha média da mesa e do filme. (O fêmur tem q estar na parte anterior da coxa) Rc perp ao fêmur e ao filme e o ponto médio do filme, colimar os lados do fêmur com colimação nas extremidades nas bordas do filme.

NOÇÕES DE ANATOMIA E DE FISIOLOGIA. (aparelho respiratório)

O aparelho respiratório divide-se em vias aéreas superiores, inferiores e pulmões.
1- Linhas aéreas superiores (fossas nasais, rinofaringe ou cauven).
2- Linhas de aéreas inferiores (Laringe,

Relacionados