076326240710

546 palavras 3 páginas
Jacques Rousseau
Trajetoria Individual

também conhecido como J.J. Rousseau ou simplesmente Rousseau, nascido dis 28 de julho de 1712 Genebra, Suiça. Jacques não conheceu a sua mãe, pois faleceu dez dias depois do parto. Foi criado pelo pai, Isaac Rousseau um relojoeiro. Aos dez anos teve de afasta-se do pai, mas continuo cm contato cm ele. Na adolescência, foi estudar numa rígida escola religiosa sendo aluno do pastor Lambe. Acaba tendo como amante uma rica senhora e, sob seus cuidados, desenvolvendo o interesse pela música e filosofia. Longe de sua protetora, que agora estava em uma situação financeira ruim e com outro amante, ele parte para Paris. Rousseau tem cinco filhos com sua amante de Paris, porém, acaba por colocá-los todos em um orfanato. Uma ironia, já que anos depois escreve o livro Emílio, ou Da Educação que ensina sobre como deve-se educar as crianças.

Trajetoria Academica

Havia inovado muitas coisas no campo da música, o que lhe rendeu um convite de Diderot para que escreve na Enciclopedia. Além disso, obteve sucesso com uma de suas óperas, intitulada O Adivinho da Vilasse.
Aos 37 anos, participando de um concurso da academia de Dijon cujo o tema era: "O restabelecimento das ciências e das artes terá favorecido o aprimoramento dos costumes?", torna-se famoso ao escrever respondendo ele foi um artista de forma negativa o Discurso Sobre as Ciências e as Artes, ganhando o prêmio em 1750. Ele escreve como mestra do Emilio, a “Profissão de Fé do Vigário Saboiano” acarretar-lhe-á perseguições e retanto em Paris como em Genebra.
Chega a ter obras queimadas. Rousseau rejeita a religião revelada e é fortemente censurado Deus em seu próprio coração. Entretanto, seu romance A Nova Heloísa mostra-o como defensor da moral e da justiça divina, apesar de tudo, o filósofo era um espiritualista e tinha como inimigo outro grande iluminista Voltare. No fundo, Jean-Jacques Rousseau revela-se um cristão rebelado, desconfiado das

Relacionados