073942141162

1423 palavras 6 páginas
Glicídios (Carboidratos)
Grande parte dos nossos utensílios, como tudo que é feito de madeira e nossas roupas de algodão, são formados predominantemente de carboidratos. Na nossa alimentação, eles também são maioria, alimentos como pão, macaxeira, inhame, milho e seus derivados, como o cuscuz, são muito ricos em carboidrato. O açúcar de cozinha é um carboidrato chamado de sacarose, muito comum na cana-de-açúcar, bem como na rapadura, no melaço etc. Essas moléculas estão distribuídas no corpo com diferentes funções e são muito encontradas nas plantas. As células das plantas são cobertas por uma parede constituída por um carboidrato chamado celulose, ela é a molécula orgânica mais abundante de todo o planeta, por ser encontrada em grande quantidade em todos os vegetais. Todos os carboidratos podem ser definidos pela fórmula empírica:
Cn (H2O)n Observe que nessa fórmula existe um carbono para uma molécula de água, daí porque o nome carboidratos ou hidratos de carbono, uma vez que apresentam um átomo de carbono hidratado, entretanto, existem algumas exceções para essa fórmula.
Os carboidratos também chamados de sacarídeos, glicídios, oses ou açúcares, são definidos quimicamente como: polihidroxi-aldeidos (aldoses) ou poluhidroxi-cetona (cetoses) e seus derivados, podendo produzir cetonas e aldeídos por hidrólise. Quanto ao número de subunidades glicosídicas, podemos classificar os carboidratos como: monossacarídeos, os mais simples de menor peso molecular, são as unidades formadoras de carboidratos maiores; oligossacarídeos, contêm entre duas a dez moléculas de monossacarídeos; e polissacarídeos, os maiores carboidratos com uma condensação muito grande de moléculas de monossacarídeos.
Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, estando presente em todos os seres vivos, desempenhando funções fundamentais, a principal delas é a função energética, uma vez que essas moléculas possuem muita energia nas suas ligações químicas. Entretanto, também

Relacionados