073140690442

2910 palavras 12 páginas
VARICELA:
Varicela ou(catapora) é uma doença infecciosa causada pelo vírus Varicela-zoster. Altamente contagiosa, mas geralmente benigna.
Os sintomas são: febre entre 37,5º e 39,5º, mal estar, inapetência, dor de cabeça, cansaço. Entre 24 e 48 horas mais tarde surgem lesões de pele, manchas avermelhadas, que dão lugar a pequenas bolhas cheias de liquido, que mais tarde formarão crostas que provocam muita coceira. Em crianças a doença é benigna ou autolimitada, em adolescentes e adultos o quadro é mais exuberante.
Agente etiológico: um vírus RNA o Varicella-zoster, da família Herpetoviridae.
Reservatório; o homem.
A transmissão é feita de pessoa a pessoa por contato direto, através da saliva ou secreção respiratória; ou indireta por objetos contaminados ou secreções das vesículas e mucosas.
O período de incubação é de 14 a 16 dias podendo variar de 10 a 20 dias após o contato e a recuperação completa ocorre de 7 a 10 dias depois do aparecimento dos sintomas.
Período de transmissão varia de 1 a 2 dias antes da erupção e até 5 dias após o surgimento do primeiro grupo de vesículas. O tratamento é para aliviar os sintomas, o importante é evitar a contaminação das lesões por bactérias.
A doença pode ser evitada através da vacina contra a varicela no primeiro ano de vida, embora seja uma doença benigna, os sintomas são muito desagradáveis e evitar contato direto com pessoas doentes.

RUBÉOLA:
Rubéola ou (sarampo alemão) doença infecto-contagiosa causada pelo Togavírus, suas características são manchas vermelhas, que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo inteiro.
A transmissão ocorre pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal.
A rubéola congênita transmitida de mãe para feto, é a forma mais grave da doença, pode provocar mal formações como surdez e problemas visuais na criança.
Os sintomas são: dor de cabeça, dor ao engolir, dores no corpo,

Relacionados