072114970450

396 palavras 2 páginas
DIFERENTES GÊNEROS LITERÁRIOS
LÍRICO: Quando o “eu” nos passa uma emoção, um estado centra-se no mundo interior do poeta apresentando forte carga subjetiva.
DRAMÁTICO: Quando os atores, num espaço especial, apresentam por meio de palavras e gestos, um acontecimento.
ÉPICO: É quando temos uma narrativa de fundo histórico, são os feitos heróicos e os grandes ideais de um povo e tema das epopéias. Os fatos narrados situam-se no passado.
NARRATIVO: É o relato de um enredo, que pode ser baseado em fatos ou ficcional.
ROMANCE: É a narração de um fato imaginário, que representa quaisquer aspectos da vida familiar e social do homem. O romance apresenta um corte mais amplo da vida, com personagens e situações mais densas e complexas. Podemos ter romance de costumes, romance policial, romance regionalista, romance histórico entre outros.
TRAGÉDIA: É a representação de um fato trágico, suscetível de provocar compaixão e terror.
COMÉDIA: Representação de um fato inspirado na vida e no sentimento comum, de riso fácil, em geral criticando os costumes.
TRAGICOMÉDIA: É a modalidade em que se misturam elementos trágicos e cômicos, significando assim a mistura do real com o imaginário.
FÁBULA: Trata-se de uma narrativa inverossímil, com o fundo didático, que tem como objetivo transmitir uma lição de moral. Normalmente a fábula trabalha com animais como personagens.
CRÔNICA: É o relato de acontecimentos do tempo de hoje, ou seja, de fatos do cotidiano. Nos primórdios da literatura portuguesa, crônica designava a narração de fatos históricos segundo a ordem cronológica . A palavra crônica deriva do radical grego crono,que significa “tempo”.
ROMANCE
É a narração de um fato imaginário, que representa quaisquer aspectos da vida familiar e social do homem. O romance apresenta um corte mais amplo da vida, com personagens e situações mais densas e complexas. Podemos ter romance de costumes, romance policial, romance regionalista, romance histórico entre outros.
Segundo uma

Relacionados