070488590728

2672 palavras 11 páginas
Introdução Este trabalho tem por finalidade empregar o desenvolvimento de um programa de auditoria em uma entidade publica municipal situada na cidade de Maracanaú no estado do Ceará. O processo de auditoria ocorreu desde 16 de outubro de 2011 e deu-se no termino em 03 de novembro de 2011. O setor escolhido foi à gestão da secretaria de educação do município de Maracanaú, um dos setores que é responsável por grandes partes das decisões relacionadas à área de educação. Devido pouco tempo que decorreu o processo de auditoria que foi em torno de 14 dias, ou seja, somente os dias úteis em que a instituição pública funcionou regularmente, o foco do trabalho foi em processos internos administrativos que dispõe o regimento escolar básico do ensino fundamental da rede pública que contem de 51 artigos descrevendo um conjunto de normas relacionadas às atribuições da secretaria de educação.
O regimento abranda títulos de normas relacionadas à identificação da concepção de educação, missão da instituição de ensino, organização escolar, organização pedagógica e regulamentação ao cumprimento do regimento. O setor de gestão é responsável pela definição da estrutura administrativa de cada escola, definindo os diretores, a equipe pedagógica (coordenadores), o corpo docente (professores), o corpo discente (alunos), os funcionários de apoio, o conselho escola-comunidade e o grêmio estudantil.
A gestão também elabora Projetos político-pedagógicos que dispõe do diagnostico deferido pelo conselho sobre condições físicas das escolas, recursos humanos e materiais disponíveis, as metas, objetivos pretendidos e as estratégias de ação e avaliação do processo. E por fim compete ao setor de gestão da secretaria de educação assegurar o plano de cargos, carreiras e salários para os professores, garantir as condições dos materiais escolares, fornecer o acesso de alunos portadores de deficiências físicas e como também o acompanhamento desses por profissionais capacitados. Portanto esse

Relacionados