070191311104

2452 palavras 10 páginas
ANHANGUERA EDUCACIONAL UNIDERP
CURSO-PEDAGOGIA
DISCIPLINA-PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
TUTORA A DISTANCIA- MA.HELENROSE A. DA S. PEDROSO COELHO
ALUNOS-MARIA DO SOCORRO DO Ó DE SOUSA RA-353258
M ARIA JOSÉ RIBEIRO SOARES RA-362766
POLIANA MIRANDA DA CONCEIÇÃO RA-352100

PANORAMA DAS CONTRIBUIÇÕES DE ALGUNS TEÓRICOS CLÁSSICOS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO.

CAXIAS –MA.
2012
CONTIBUIÇÕES DE FREUD PARA A EDUCAÇÃO

Singumund Freud nascido no dia 6 de maio de 1856 Freiberg, cidade da Morávia, onde hoje está anexada á Tehecoslováquia.Seus pais eram judeus e sua familía era muito rica. Ele era o mais velho dos oito filhos do segundo casmento de seu pai.
A vida escolar de Freud foi atravessada com sucesso e saiu com amplos conhecimentos sobre as culturas gregas e latinas, o aprendizado de várias línguas e com interesse pela arqueologia, que lhe fornecera no futuro muitas metáforas(“a escravacação das camadas frofundas da mente”. Freud dizia que a educação foi sua ferramenta fundamental por três motivos:
-Ascenção social na viena da época, ja que era pobre e judeu.
-A educação lhe permitiu penetrar num circulo de vienenses cultos.
-Precisava ter acessos aos dominios do conhecimento de seu tempo para acrescentar algo.

O PENSAMENTO DE FREUD SOBRE A EDUCAÇÃO O professor dizia que se as ideias incompatíveis sao quase sempre de natureza sexual, então, o que de insuportavel na sexualidade?
Ele disse que esta dúvida conduzi-o á Educação para averiguar qual seu papel na condenação da sexalidade,e doi a descoberta da sexualidade infantil. Freud falava que é normal a moral ser transmitida pela educação incute no indivíduo, noções de pecado e vergonha que ele deve ter diante das práticas sexuais. Restava propor que a educação nao fizesse uso abusivo de sua autoridade porque a correção educativa,embora necessária, nem por isso precisava ser excessiva. SUBLIMAÇÃO E EDUCAÇÃO

Relacionados