07 CompressibilidadedosSolos

1157 palavras 5 páginas
COMPRES SIBILIDADE
COMPRESSIBILIDADE
Propriedade que têm os materiais de sofrerem diminuição de volume quando lhes são aplicadas forças externas. Uma das principais causas de recalques é a compressibilidade do solo.
A variação de volume dos solos por efeito de compressão é influenciada pelos seguintes fatores: granulometria, densidade, grau de saturação, permeabilidade e tempo de ação da carga de compressão. A influência de cada um destes fatores e do seu conjunto sobre a compressibilidade pode ser simulada de forma didática pelo Modelo Analógico de Terzaghi.
Furos
Recipiente indeformável p/ o nível de carregamento
Água
Molas

Analogia:
As molas representam a estrutura do solo. Molas resistentes e/ou previamente comprimidas representariam um solo mais compacto ou mais rijo e vice-versa.
Os furos no êmbolo representam os vazios do solo. Furos de pequeno diâmetro são análogos a uma estrutura de vazios muito pequenos como os de argila (solo com baixa permeabilidade), furos grandes se aproximam de areias ou pedregulhos (solo com alta permeabilidade).
A água representa a água nos vazios do solo. O recipiente totalmente cheio representa um solo saturado. Descreve-se a seguir algumas experiências a partir da compressão do êmbolo.
1ª experiência:
- Furos fechados e o recipiente cheio (S = 1);

P = σ.A

- Aplicada uma carga “P” de compressão e sendo a água incompressível, toda a carga será absorvida pela água.
Assim: σ = µ = P

A

;

σ '=0

2ª experiência:
- Furos abertos e o recipiente cheio (S = 1);
- Aplicada a carga “P”, esta de imediato (t = 0) se transmite à água. Como a água pode escapar pelos furos ocorre um processo de deformação por compressão, as molas vão se comprimindo e,
1

conseqüentemente, absorvendo a deformação.
- O processo finaliza, a água deixa de sair e as molas não se deformam mais, quando toda a carga “P” tiver sido transferida da água para as molas.

t0 → µ 0 = σ ; σ ' = 0

t∞ → µ ≅ 0

t → σ ' = σ − µ (t )

σ '=σ

∆µ = µ ( t ) − µ 0

Relacionados