AULA 5_TEXTO_2015

1763 palavras 8 páginas
OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS E REGIONAIS

Os Estados Unidos, que após a Primeira Guerra Mundial emergiram como potência, aumentaram bruscamente suas tarifas aduaneiras, impondo retaliações a seus parceiros comerciais seguindo de desvalorizações competitivas e uma série de restrições ao comércio.
Com isso muitos países passaram a desvalorizar sua moeda para enfrentar o problema de balança de pagamentos. Esse procedimento se disseminou em praticamente todos os países e na esperança de se preservarem, passaram a proteger seus mercados. Surgiram então fortes sentimentos nacionalistas que contribuíram para o surgimento da Segunda Guerra Mundial em 1939.
Por interesse comum dos países, são constituídas entidades internacionais voltadas para a organização das atividades de intercâmbio comercial. Tais organismos objetivam imprimir maior transparência e agilidade no comércio, buscando reduzir ou eliminar os entraves existentes, resguardar os direitos e garantir justa remuneração pelos serviços oferecidos, além de concederem assistência técnica, financeira e econômica.
Os organismos internacionais de cooperação buscam a harmonização entre os objetivos nacionais de desenvolvimento e de equilíbrio econômico interno e os da comunidade internacional. As diversas convenções, multilaterais sobre comércio, pagamentos e investimentos constituem a razão de sua existência.
No âmbito global, surgiram em 1944 o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), também conhecido como Banco Mundial. A partir de 01.01.95 entrou em atividade a Organização Mundial de Comércio (OMC), que passou a gerir o sistema de regras e acordos de comércio internacional firmados na vigência do GATT (General Agreement on Tariffs and Trade).

O GATT foi um tratado preocupado quase que exclusivamente com a administração do comércio a partir do interesse das grandes nações mercantis. O GATT foi criado em 1947 em Genebra na Suíça com 23 países signatários e

Relacionados