06CustoLogistico

4260 palavras 18 páginas
Artigo publicado na edição 06

setembro/outubro de 2008

www.revistamundologistica.com.br

a
: : Artigos

Aplicação do modelo de custos do processo logístico
Como Calcular o Custo Logístico Total dos
Processos Logísticos de Transporte e Armazenagem

Mauro Roberto Schlüter
(mauro@ipelog.com) é formado em Administração, com mestrado em Engenharia de Produção e doutorando em
Engenharia de Produção pela UFRGS. Diretor do IPELOG e professor de Logística da ESADE de Porto Alegre.
Possui mais de 12 anos de experiência em pesquisa, ensino e aplicação prática da Logística. Palestrante sobre o assunto no Brasil e no exterior.

Desde o surgimento da teoria do custo logístico total, idealizada em meados da década de 50, houve uma preocupação constante na busca de modelos para execução deste cálculo. Uma proposta de modelo foi apresentada na quarta edição desta revista e recomendase a sua leitura para melhor compreensão deste artigo.
Embora o modelo apresentado possa levar o leitor a uma percepção de complexidade matemática, isso nem sempre ocorre. Este artigo aborda a possibilidade de uso do modelo da “função logística” em cenários de transporte de transferência de produtos entre uma indústria e uma central de distribuição, proporcionando facilidade no trato das variáveis quantitativas e fornecendo resultados robustos para análise e tomada de decisão.

urante a realização das atividades relacionadas ao planejamento de projetos logísticos de distribuição, é comum ao operador logístico deparar-se com três grandes macroprocessos logísticos, quais sejam: transporte de transferência, armazenagem e processamento de pedidos, bem como a distribuição dos produtos a partir de uma central de distribuição até os pontos de destino. Dos três macroprocessos mencionados, o transporte de transferência entre a unidade industrial e a central de distribuição pode sofrer alterações de custos, pois pode ser feito por qualquer modal disponível para a execução dos serviços.
Além disso, o modal

Relacionados